Assembleia Paroquial da PJR de Independência

"PJR: Espiritualidade e Identidade na Caatinga". Foi tendo como base a temática escolhida para a reflexão e formação da Assembleia Diocesana da PJR, que acontecerá em julho na comunidade Gavião em Quiterianópolis, que cerca de 40 jovens e alguns adultos de 6 regiões, se reuniram nos dias 17 e 18 de junho, no Assentamento Cachoeira do Fogo para a XXV Assembleia da Pastoral da Juventude Rural da Paróquia Senhora Sant'Ana de Independência. 

"Esta Assembleia, como já lembrava Roginaldo, assessor da Pastoral da Juventude Rural na paróquia, não está acontecendo a partir deste momento, e sim como fruto de todos os encontros regionais ou nos blocos."

Foi um momento se socializar as avaliações das regiões como resultado dos trabalhos realizados pelos jovens nas linhas de ação da PJR (Missão, Formação, Organização, Agricultura e Cultura e Lazer). Com a ajuda do padre Aurenilson, pudemos aprofundar nosso olhar sobre a Espiritualidade vivenciada pela juventude na Caatinga. Em seguida, Roginaldo nos ajudou a conhecer e recordar um pouco da missão, da história, das formas de organização, da metodologia e da identidade dos jovens que atuam na PJR.

Para concluir o primeiro dia na comunidade, fomos convidados a participar de uma Festa de Reis que reuniu centenas de pessoas da região e de outras comunidades. No segundo dia, logo cedo, foi realizada a visita às experiências de Artesanato com Barro de duas mulheres do assentamento, onde pudemos conhecer a história, admirar e entender como acontece todo o bonito e trabalhoso processo de produção das peças. 

Para encerrar, encaminhamos o planejamento das regiões e blocos e acertamos as atividades assumidas a nível de paróquia, onde reafirmamos nosso compromisso na coordenação e acolhemos com alegria os que se juntam a nós nesta missão. Estamos presentes e com uma articulação ativa em 8 regiões (Brilhante, Cachoeira do Fogo, Ematuba, Iapi, Jaburu,  Riacho do Meio/Várzea Grande, Santa Maria e São Joaquim), finalizamos a Assembleia com a Celebração da Eucaristia presidida pelo padre Aurenilson, agradecendo a todo o Assentamento Cachoeira do Fogo e suas famílias, pelo acolhimento e partilha. Em 2018, a Assembleia será realizada no Assentamento Palestina.


Pela Articulação paroquial da PJR: Gilvan Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages