E hoje é o dia deles e que essa DATA seja lembrada com festa, mas também com afirmação e reconhecimento desses povos que tanto sofreram na mão do colonizador, quanto nos dias atuais pelo sistema selvagem "o Capitalista", QUE OS EXCLUIS AO MESMO PASSO QUE OS EXTERMINAM.
Por Rafaela Cardoso | Publicado em: Cultural.
Criado pelo então presidente Getúlio Vargas o Dia do Índio é comemorado todos os anos no dia 19 de abril desde o ano de 1943, uma forma encontrada para homenagear esses povos que habitavam essas terras mesmo antes do descobrimento, quando a partir daí então passaram a ser explorados, escravizados e extinguidos.
Por conta dessas homenagens, todos os anos são realizadas as atividades diversas com as crianças que aprendem a respeitar um pouco mais aqueles que há muitos anos deixaram de ser respeitados ao misturarem-se com os brancos e esquecendo-se da tradição por tantos anos cultivada.
A cada ano, no Dia do Índio ocorrem muitos eventos visando a maior valorização da cultura indígena, e além das escolas que promovem os trabalhos diversos com as crianças para aprenderem mais a respeito desses povos, ainda acontecem as muitas exposições e outras festas comemorativas.
Porém, mais do que comemorar com festa esse dia, é preciso que haja uma conscientização de toda a população, pois se não forem tomadas as providências cabíveis em pouco tempo, não teremos mais por que comemorar, já que é cada vez menor o número desses guerreiros que lutam para sobreviver nesse mundo moderno onde a corrupção anda a passos largos sem que alguém possa mudar o curso dos acontecimentos.
Antes da chegada dos europeus a população indígena chegava a 5 milhões ou mais, hoje porém mesmo com o Dia do Índio sendo comemorado a cada ano, a população está reduzida a menos de 400 mil habitantes com aproximadamente 200 etnias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário