Situação hídrica do município de Potengi no Cariri é preocupante.

       Situação hídrica do Estado do Ceará já é bastante preocupante, o estado e a região Nordeste já estão no 5º ano de estiagem e chuvas abaixo da média anual. No município de Potengi na região do Cariri Oeste cearense a situação já é bastante delicada, pois já falta água na sede e na zona rural do município, o Açude Pau Preto que abastece a cidade, a dois anos esta seco. Atualmente a Sede da cidade esta sendo abastecida por poços artesianos, que foram perfurados nas proximidades.
Açude do sitio Morrinhos (Foto: Ytalo Lima)


            Com as precipitações ocorridas em janeiro, alguns açudes e barreiros de pequeno porte armazenaram um boa quantidade de água, porem as altas temperaturas da região, faz com que a água evapore mais rápido e por isso, já no mês de maio, muitos já estão vazios ou abaixo do nível de sua capacidade. Em visita a três comunidades rurais, Boa Vista, Morrinhos e Riacho do Nego, já dar para comprovar como estar a situação hídrica no município, os açudes que são usados pela população dessas comunidades, para o consumo humano, necessidades diárias e atividades agrícolas, como a criação de animais e cultivo de hortaliças.
Açude do sitio Riacho do Nego (Foto: Ytalo Lima)


             Mesmo com todas adversidades naturais, as tecnologias sociais implantadas na última década tem contribuído muito para a manutenção humana na região, alguns moradores pontuam que, estamos no 5º ano consecutivo de estiagem e ainda não fomos obrigados a deixar a região e migrar para outras regiões do país. Segundo a moradora do sitio Boa Vista, Francivania Rodrigues, a situação estar precária, pois a comunidade é atendida pela Operação Pipa do governo, porém as carradas d'água só chegam uma vez por mês, prejudicando a permanência na comunidade, como também o manejo com a terra, já que a mesma cria pequenos animais no quintal de sua residência. 
Tecnologia social  "sisterna"sitio Boa Vista (Foto: Ytalo Lima)

       Fica agora as indagações, será se o problema da região é a seca ou a má gestão dos governantes? Quanto tempo ainda, os sertanejos vão aguentar?  Será a seca no Nordeste uma Indústria? Será se o poder público conseguirá manter o abastecimento até a nova quadra invernosa?  

Açude sitio Morrinhos (Foto: Ytalo Lima)

Açude sitio Riacho do Nego (Foto: Ytalo Lima)

Açude sitio Morrinhos (Foto: Ytalo Lima)

Barreiro no sitio Boa Vista (Foto: Ytalo Lima)

Postado por colaborador de comunicação da PJR Ytalo Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages