PJR participou do IV Encontro Nacional de Agricultores(as) Experimentadores em Sergipe.

Foi realizado entre os dias 6 a 9 de junho em Aracaju/SE, o IV Encontro Nacional de Agricultores e Agricultoras Experimentadores. O evento foi organizado pela Articulação no Semiárido -ASA e contou com a presença de cerca de 500 pessoas, dentre elas, trabalhadoras e trabalhadores rurais, jovens e técnicos agrícolas dos dez estados do semiárido brasileiro.

A abertura do encontro aconteceu ao meio-dia do dia (6), com o acolhimento das delegações vindas dos estados. A delegação do Ceará contou com cerca de 50 pessoas, com uma quantidade expressiva de jovens. Ainda na tarde do dia (6), ocorreu a plenária das mulheres, espaço aberto para as companheiras se expressarem e dialogarem umas com as outras, como também celebrar a resistência das mesmas.

No segundo dia de encontro(7), os participantes foram divididos em grupos para visitarem experiências de convivência com o Semiárido em todo o estado de Sergipe. A maioria dos jovens presentes foram até o município de Poço Redondo no Alto Sertão Sergipano, para acompanhar a experiência do Teatro Raízes Nordestinas, grupo que existe a quase 15 anos e vem organizando jovens, tanto na arte quanto na luta. O movimento dos pequenos agricultores(as)-Mpa, também tem uma participação na organização desses jovens nestes grupos teatrais.

No dia (8) ocorreu a sistematização e a socialização das experiências visitadas no dia anterior, como também foram feitos encaminhamentos para os Estados de socialização das experiências nos estados. A tarde animados pelos jovens da Pastoral da Juventude Rural-PJR e Movimento dos Pequenos Agricultores(as)-MPA, os jovens se reuniram e realizaram a plenária da Juventude, espaço criado para aa discussão sobre juventude camponesa, os desafios e avanços, como também Juventude e Política. Os presentes expressaram sua indignação frente ao fechamento de escolas na zona rural e a preocupação com a atual conjuntura política, como também reforçaram a participação juvenil para a derrubada do governo ilegítimo de Michel Temer.

 Na noite deste mesmo dia aconteceu também a plenária sobre conjuntura política, com a participação de representantes do MST, MPA, Contag ,Movimento de Mulheres e ASA. A cada fala se acirrava mais os desafios dos povos do campo frente ao governo golpista.


O quarto encontro Nacional encerrou-se no dia 9, com o Ato público pela Democracia e pelo Semiárido, na Praça Central, no Centro da Capital Sergipana, onde vários trabalhadores e trabalhadoras expessaram sua opinião e reafirmaram mais uma vez a luta contra o golpe. Para o jovem cearense Joeton, a juventude tem um papel importante e precisa lutar ferréamente para que nossos direitos não sejam usurpados.


Por Coordenação de Comunicação da PJR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages