XVII Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude Rural PJR: Espiritualidade e Identidade na Caatinga



A história ninguém deterá. É rio que corre pro mar. Ninguém vai nos calar, nos calar!
(Zé Vicente)



Entre os dias 30 de junho, 01 e 02 de julho, foi realizada a XVII Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude Rural – PJR da Diocese de Crateús/CE, na comunidade Gavião, Quiterianópolis. E que contou com a participação de 120 pessoas dos municípios de Tauá, Parambu, Quiterianópolis, Novo Oriente, Crateús, Independência, Nova Russas, Ipueiras e Ararendá. Foi uma ocasião de avaliarmos a caminhada, conhecer as atividades da comunidade de Gavião, que contam com a participação de jovens, aprofundar a nossa Identidade e Espiritualidade (jovens camponeses/as da Caatinga). Contamos com a visita de nosso bispo diocesano de Crateús Dom Ailton Menegussi, contamos com a assessoria da companheira Iris do Movimento dos Trabalhadores Rural Sem Terra (MST-CE) para fazer a analise de conjuntura do Brasil e da América Latina de uma forma geral. Roginaldo contribuiu nas sistematizações das temáticas desenvolvidas. O padre Géu assumiu o tema sobre Juventude e Identidade, já o Pe. Machado o tema Espiritualidade Juvenil na Caatinga.

As atividades realizadas por várias famílias de Gavião e outras partilhadas por nós, mostram que é possível a vida e a educação de qualidade no semiárido, com alegria, integrando jovens e, com eles/as, sonhando e criando perspectivas por aqui. Refletimos e vivenciamos dias densos de espiritualidade, alegria e convivência fraterna. Mas, vimos que se faz necessário aprofundar, sempre mais, a nossa identidade e espiritualidade, numa realidade que vai sendo urbanizada, sempre mais, e nos tornando invisíveis, destruindo o campo e a agricultura camponesa. E que é isso, que tem levado muitos/as a se negarem, a entrarem nas ondas das drogas, de tecnologias que os consomem e “novidades” religiosas que alienam a fugirem de si mesmos/as.

Voltamos às nossas comunidades, muito alegres e desejosos/as de motivar muitos outros e outras jovens, sobretudo das paróquias que não participaram. Mesmo cientes de que mais importante do que a assembleia é a caminhada do dia a dia, os processos que vamos desencadeando, as práticas que vamos desenvolvendo, com nossas famílias, decidiram que a próxima assembleia será em Ararendá, nos dois últimos dias de junho e 1º de julho de 2018, para reforçar-nos nesta Caminhada. Agradecemos a Deus pela comunidade de Gavião e todas as pessoas que partilharam e se deram para que pudéssemos realizar essa assembleia.


Texto: Pe. Machado-Assessor da Pastoral da Juventude Rural da Diocese de Crateús/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages