Aconteceu no último sábado, 07 de outubro de 2017, o III Encontro das Pastorais Diocesanas de 2017, que marcou a reinauguração do Centro de Treinamentos
Dom Antonio Batista Fragoso em Crateús. Na ocasião, esteve reunida a Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude Rural - PJR, eram 13 pessoas das paróquias de Ararendá, Nova Russas, Crateús, Independência, Novo Oriente, Tamboril, Quiterianópolis e Área Pastoral de Sucesso representada pela Irmã Rozane Cardoso, recém chegada a diocese e o assessor diocesano da PJR padre Machado. Sentimos a falta de Ipueiras, Parambu e Tauá.
Iniciamos a conversa apresentando e contando como está as atividades da PJR após a Assembleia em Quiterianópolis, foi destacado: participação da Juventude nas festas de padroeiros e momentos missionários, bem como os trabalhos formativos nos grupos de base e criação de novos grupos em Ararendá, Novo Oriente, e Sucesso; um destaque para a articulação no Coletivo de Juventudes em Crateús, a problematização e Assembleia da Mineração em Quiterianópolis, a atuação no projeto Paulo Freire na área Sul e a notícia de que a Escola Família Agrícola de Balseiros-Ipueiras está em fase de conclusão com estimativa de início das atividades letivas em 2018. Percebemos que não estamos fazendo bom uso dos meios de comunicação, sobretudo o grupo da PJR no whatsapp.
Diante do 11° Encontro Diocesano das CEBs, todas as pastorais e movimentos presentes deveriam assumir um compromisso diante de todas as luzes apresentadas pelas tendas. Para a PJR, o compromisso assumido é de: Incentivar a inclusão da Educação Contextualizada nas escolas e apoiar onde isso já é realidade, como forma de valorização do trabalho e da produção regional em nossa realidade, estimulando assim o ingresso de jovens camponeses nas EFAs (Dom Fragoso-Independência e Balseiros-Ipueiras).
Alguns encaminhamentos:
- A EFA Dom Fragoso está preparando um documentário em comemoração aos 15 anos de fundação, é preciso que a PJR se aproprie também deste material e difunda-o nas bases.
- Assembleia Diocesana da CPT, nos dias 09 e 10 de dezembro, no Centro de Treinamentos em Crateús. Como será: no dia 09 haverá o Seminário sobre a Caatinga, a noite a PJR e seus assessores verão como pensar na proposta de assumir o Sinôdo da Juventude e se englobar no ano do Laicato e no dia 10 segue-se a Assembleia. Precisamos ver como a PJR pode se fazer presente.
- Foi criada uma equipe de Formação e Secretaria para juntar e organizar material sobre a PJR e outros materiais formativos, como os disponibilizados pela EFA, ASA, Cáritas, as campanhas nacionais (CF, Semana do Estudande, Grito dos Excluídos, Mês da Bíblia e Missionário), como também a discussão de temas transversais e dos Cuidados com a vida e a natureza, partilhando nas bases, criando assim um roteiro comum de formação a todos os grupos. São os responsáveis: Ludy, Gilvan Gomes, Lucivânia e Romário.
- Será realizado nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2018 o I Encontro da Coordenação Diocesana da PJR, em Crateús (a definir a comunidade), para avaliar as atividades realizadas até o momento, tendo por base o planejamento realizado na última Assembleia e encaminhar o que for necessário e, aprofundar o estudo sobre a história, metodologia, caminhada,... da PJR na diocese de Crateús. Serão duas pessoas por paróquia (os articuladores paroquiais) e o assessor da Pastoral (onde tiver um).
Pela secretaria do encontro: Gilvan Gomes de Independência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário