ENCONTRO SOBRE OS INPACTOS DA MINERAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DO INHAMUNS E CRATEÚS

"Cuidados com a Vida: Impactos da mineração em nosso cotidiano” foi o tema do encontro que refletiu sobre os impactos da mineração nos territórios dos Inhamuns e Crateús, neste domingo, 31 de março. Além disso, o momento foi um espaço para uma devolutiva da situação do processo jurídico movido pela comunidade, por intermédio do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar – EFTA, contra a empresa Globest Participações Ltda. Ainda no encontro, foi realizada uma análise de conjuntura da mineração no país, a partir de um resgate da história desde a invasão portuguesa aos dias atuais.
O encontro foi realizado na comunidade Bandarro, região da Confiança II, da Paróquia Imaculada Conceição em Quiterianópolis e contou com a presença de cerca de 70 pessoas, das equipes paroquiais de Parambu, Quiterianópolis e Tauá, EMATERCE, Sindicato dos Trabalhadores de Quiterianópolis, Associações Comunitárias da região, Cáritas Diocesana de Crateús, Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Escritório Frei Tito de Alencar, Núcleo Tramas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Pastoral da Juventude Rural (PJR) e pessoas das comunidades da região da Confiança II.
No final do encontro ficou acordado realizar rodas de conversa sobre a mineração nos municípios dos territórios de Crateús e Inhamuns. Por último, a coordenação do encontro ficou responsável por criar subsídios para auxiliar nas rodas de conversa e fazer mapeamentos nas comunidades para conhecer o andamento do processo.

Por: Gilvan Gomes – Secretário Diocesano da Pastoral da Juventude Rural - PJR
Foto: Erivan Camelo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages