Assembléia Anual da Comissão Pastoral da Terra - CPT Ceará foi realizada em Fortaleza

Foto: Irmã Ilza - CPT

            A Comissão Pastoral da Terra – CPT do Ceará - Regional Nordeste I, realizou nos dias 02 e 03 de Dezembro de 2016, sua Assembléia Anual Regional na Casa de Retiro Irmã Yolanda, em Fortaleza e contou com a presença de agentes e trabalhadores (as) representantes das dioceses de Fortaleza, Crato, Crateús, Sobral, Quixadá, Iguatu, Limoeiro do Norte e Itapipoca, como também convidados e parceiros, como a Pastoral da Juventude Rural – PJR e Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra – MST.
Mistica
Foto: Irmã Ilza - CPT

       O evento iniciou na manhã do dia 02, com uma mística de abertura, dando continuidade o Pe. Ermano Alegrre fez uma análise de conjuntura sobre o atual momento da política brasileira e também dos desafios que essa conjuntura nos coloca diante desse desmonte que o governo golpista esta promovendo nos direitos sociais, conquistados através de muita luta nos últimos anos. Após as explanações do padre, foi aberto um breve momento de debates e considerações acerca da análise e dos desafios para os próximos dias vindouros, diante desse momento obscuro da conjuntura.
Análise de Conjuntura: Padre Ermano Alegrre
Foto: Irmã Ilza - CPT
           No período da tarde, foi apresentada a pesquisa científica de Danielle Rodrigues, que sua tese de doutorado abordou os gritos e clamores dos trabalhadores e trabalhadoras durante os 40 anos da CPT no Ceará. Depois realizamos trabalho de grupo para avaliar e responder algumas indagações envolvendo a caminhada da CPT, como também os desafios diante da conjuntura atual brasileira e as atividades realizadas pelas equipes nas dioceses com relação ao calendário traçado na Assembléia de 2015.
Momento  Mística
Foto: Irmã Ilza - CPT

Para o Agricultor, Miranda de Sales de Ocara, a assembléia mostra uma nova perspectiva devido a participação de agentes mais experientes da CPT que ajudam a entender a luta e as discussões. Apesar dos 40 anos a CPT não perdeu a identidade e mesmo com as dificuldades ainda mantêm suas pautas de luta, como também dos desafios que a atual conjuntura brasileira vai proporcionar.
Momento de Partilha
Foto: Irmã Ilza
         Fernando Jorge do Crato acentua que a análise de conjuntura feita na assembléia é de fundamental importância para nosso processo de formação e disse ainda que como avaliação considera muito positiva a atuação da CPT no último que a maioria que foi planejado foi executado. A assembléia propiciou ainda a vivência espiritual e mística da terra, para o fortalecimento dos agentes da CPT e se consolidou na construção do planejamento para o próximo ano voltando o olhar para os desafios atuais e como podemos atuar.


Foto: Irmã Ilza - CPT



Postado por: Ytalo Lima, Colaborador de Comunicação da PJR
Texto: Ytalo Lima
Leitura, revisão e Edição: Pedro Orlanda, CPT Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages