Motivado pelos 34 anos da Pastoral da Juventude Rural, comemorado no ultimo dia 13 que a juventude da comunidade do Besouro, Quiterianópolis – Ceará organizados na PJR, realizaram na noite do dia 18 de março de 2017 a Vigília Nacional da Juventude Camponesa, com o tema Fé e ecologia integral, os Biomas Brasileiros e a Defesa da vida e o lema PJR - Mística, Luta e Resistência. O momento contou com jovens do Pombo e do Bandarro, ambos do município referido.
Durante a vigília foi feito a acolhida com cânticos bem animados da caminhada, em seguida refletimos a realidade que passamos em nosso Bioma Caatinga, causado pela a ação do ser humano. ´
Onde foi visto os desafios enfrentados no dia-a-dia pela juventude camponesa nos espaços que estão inseridos, desafios esses como a descriminação, a exclusão que apesar dos tempos é existente entre nosso meio, a falta de política publica no campo, convivência no campo. Sabemos que os jovens camponeses enfrenta esses desafios , mas é uma juventude organizada, com formação familiar em relação comportamentos, se organizando na Pastoral da Juventude Rural para buscar a se fortalecer como jovem camponês juntamente com outros jovens.
Jovens esses inspirados no lema da campanha da fraternidade “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15), se comprometendo de fazer ações em perspectiva ambiental, na busca da preservação de nossas arvores nativas, sementes e rios riachos de nossa região, pois somos “jovens protagonistas, formadores de opinião e temos que mostrar as comunidades, sociedade que podemos sensibiliza-las em busca de uma mudança”.
Mudança esse que cala aquele que falava que não éramos nada, nada fazíamos, e nada pensávamos/nada plantávamos, nada colhíamos/ mas existe um grande engano, pois somos multiplicadores, semeadores de uma boa ação em busca Terra Pão Dignidade, na construção do Projeto Popular.
#PJR34AnosDeMisticaLutaResistência
Texto e fotos Romário Macedo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário