ESCOLA DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DA JUVENTUDE RURAL DE ALAGOAS

Juventude Camponesa: Terra, Pão e Dignidade!
PJR: Mística, Luta e Resistência.
Entre os dias 22 a 24 de setembro, os jovens da Pastoral da Juventude Rural da Diocese de Palmeira dos Índios do Estado de Alagoas, realizaram na comunidade do Povoado Pau Ferro, município de Jacaré dos Homens – AL, sua Escola de Formação tendo como homenageada Dandara dos Palmares que Além de esposa de Zumbi, ela lutou com armas pela libertação total das negras e negros no Brasil, liderava mulheres e homens, não se encaixava nos padrões de gênero que ainda hoje são impostos às mulheres.

Iniciamos os nossa formação com a irmã Lurdes Santana que veio nos ajudar a compreender a encíclica do “Laudato Si’’ sobre o cuidado da casa comum. Ela é composta no método “ver, julgar, agir e celebrar” e destina-se a toda a humanidade. já que o momento é de nos conscientizamos em relação ao meio ambiente, devemos atuar sempre em defesa da vida daqueles e daquelas que mais precisam, preservar e cuidar da nossa mãe terra.
A companheira Paula representante da PJR de Pernambuco veio nos falar sobre os Princípios da PJR, a Missão, como a PJR se organiza, e depois passamos a debater, trocar vivencias sobre como estamos organizados no nosso estado, como podemos fortalecer os nossos grupos de base, como podemos mobilizar mais jovens. Diante desses questionamentos nos comprometemos a mobilizar e organizar a Juventude do Campo, realizar momentos de formação nas comunidades, municípios e região, integrar a juventude Camponesa do estado de Alagoas, participarmos de formações com outras Pastorais, Organizações, Instituições e Movimentos.
Tivemos uma analise de Conjuntura que foi facilitada pela Coordenadora Estadual da PJR de Sergipe Milena, onde ela abordou a atual situação do Brasil e, do momento de crise que o país atravessa, elencando pontos, em que atinge diretamente a classe trabalhadora, os jovens que constroem a luta e a resistência contra as medidas antipopulares impostas pelo Governo ilegítimo Michel Temer. Destacando que um dos seus planos de governo golpista é que os jovens do campo não ingressem nas universidades “públicas” não se apropriem de conhecimento, que se tornem apenas ferramentas aprimoradas pra o mercado de trabalho, deixando assim de questionar as grandes contradições existentes na sociedade. Ressaltando a importância de estarmos bem informados sobre o momento atual do Brasil.
Em forma de Agradecimento ao Camponês de Nazaré, foi realizada a santa missa, celebrada pelo padre José da Silva pároco da comunidade e responsável pelas pastorais sociais da diocese de Palmeira dos Índios-AL, foi um dos momentos mais marcantes da nossa formação,
Retornamos as nossas bases motivados e motivadas a “Ser sal da terra, Luz do mundo e fermento na massa” (Mt 5,13-14; 13,33): com a missão de colocarmos em pratica na nossas comunidades ,nos nossos grupos tudo o que vivenciamos e aprendemos durante esses três dias.
“Vem pra roda, entra na rede o projeto é nosso, é seu! Pela vida da Juventude, junte-se a obra de Deu!” (Pe. Reneu Zortea).
Pastoral da Juventude Rural de Alagoas.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado


A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé



Confira a noticia aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages