PJR EM AÇÃO

 
No último final de semana, mais precisamente entre os dias 6 e 8 de março, vários jovens da coordenação diocesana e assessores da Pastoral da Juventude Rural da Diocese de Crateús participaram de reuniões virtuais a nível de área, de diocese e de regional. Confira:

No dia 06 de março de 2021, pela manhã, aconteceu o primeiro encontro do ano da Comissão Episcopal Pastoral para Juventudes – CNBB Regional Nordeste 1, com cerca de 40 pessoas, sendo elas representantes das expressões juvenis existentes no regional, bem como assessores e jovens dos setores diocesanos de juventudes, com o intuito de estabelecer prioridades comuns para os trabalhos a serem realizados no presente ano. Dentre estes, estavam a jovem Lucivânia Azevedo, da paróquia de Ararendá, que representa a PJR no regional; o jovem Gilvan Gomes, da paróquia de Independência, que representa a PJR no Setor Diocesano de Juventudes; Irmã Rosane, da Área Pastoral de Sucesso, que também faz parte da assessoria do Setor e da PJR Diocesana. Por fim, aconteceu a recomposição da coordenação executiva para o biênio 2021-2022, com uma representação de padres, assessores adultos e jovens por blocos, sendo o nosso: Crato, Crateús e Iguatu. Representando os padres do bloco, foi escolhido o Padre Maílson, da Área Pastoral de Nova Fátima, em Ipueiras – Diocese de Crateús; representando os jovens do bloco foi escolhida Lucivânia.

Ainda na manhã do dia 6, aconteceu o encontro das equipes paroquiais da Área Norte da Diocese de Crateús, que é composta pelas paróquias de Ararendá, Poranga, Ipaporanga, Nova Russas, Ipueiras e Área Pastoral de Nova Fátima. Ligados à PJR, participaram: Gilvan Santana e Jorge Alves, de Ipueiras; Irmã Socorro, de Ipaporanga; e Padre Machado, de Ararendá. Foi um momento de construir, a partir das luzes apontadas em 2020 e da realidade em que passamos nestes primeiros meses, os novos passos para o ano de 2021. Ficaram acertados vários pontos e fechados datas, em que Padre Machado destacou que os jovens camponeses organizados na Pastoral da Juventude Rural, estão conseguindo se articular com encontros virtuais e que tem a sua Assembléia Diocesana marcada para o primeiro final de semana de julho de 2021.

Na tarde do dia 06 de março, aconteceu a Reunião com as dioceses de Crateús, Sobral e Itapipoca em preparação para a Assembleia Regional da CPT, nos dias 26 e 27 de março do ano em curso. A reunião teve o objetivo de animar e fortalecer a articulação da CPT Ceará, promover a troca de experiências entre as equipes, acompanhar, mesmo que de forma remota, as ações nas Diocese, e além de tudo isso, reforçar os vínculos criados proporcionados pela caminhada na Pastoral da Terra. Estiveram presentes: Soraya Cindcy, de Independência; Irmã Socorro, de Ipaporanga; Gilvan Santana e Jorge Alves, de Ipueiras; e Romário Macedo, de Quiterianópolis.

Na noite de segunda, 8, os jovens: Soraya Cindcy, Anna Sabrina e Gilvan Gomes, de Independência; Lucivânia Azevedo e Padre Machado, de Ararendá; e Romário Macedo, de Quiterianópolis, estiveram reunidos para encaminhar a Escola de Formação da PJR da Diocese de Crateús, onde foram sintetizados e escolhidos os temas sugeridos por ocasião do 4° encontro da Articulação Diocesana da PJR, acontecido em fevereiro e que serão trabalhados, as pessoas que vão assessor, organizar e assumir as atividades do escola, bem como a metodologia e o período em que vai acontecer. Poderão participar todos e todas as jovens que são ligados à PJR na Diocese de Crateús. As inscrições iniciam dia 13 de março, sábado. Participem!

Pela síntese dos encontros: Lucivânia Azevedo, Gilvan Gomes, Gilvan Santana e Romário Macedo.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages